Preparando a sua proposta para a Liber

Você escreveu um livro. Ótimo! Agora você precisa saber como fazer para publicar e ser lido. Aqui vão algumas dicas.

O mais importante antes de encaminhar sua proposta é ter em mãos tudo de que irá necessitar. Esteja seguro(a) e satisfeito com o resultado do seu book proposal e sinopse, mesmo que tome algum tempo e trabalho para escrever, editar, refazer. Lembre-se que você terá que convencer tanto o nosso conselho editorial quanto as pessoas que irão colaborar para que seu livro se torne realidade. Ele será financiado pelos colaboradores e o book proposal servirá como pitch na plataforma de crowdfunding. Torne o seu pitch o mais atrativo possível. Antes de escrever o seu pitch, se pergunte:

  • Sobre o que trata o livro?
  • Quem são seus leitores e possíveis colaboradores?
  • Por que você escreveu esse livro?

As respostas para essas perguntas vão proporcionar uma boa base para você escrever o pitch do seu trabalho, fornecendo ideias-chave a serem abordadas e ajudando na confecção da campanha.

O forte do seu livro é o tema? Algum personagem? Trata-se de alguma questão pouco debatida? Ou de algum problema comum entre um determinado grupo? Em que nicho se enquadra? A sinopse deve conter um resumo da história, incluindo o tema principal e algum personagem, se este for o foco do seu trabalho. Não complique, nada de descrições detalhadas ou subplots. Seja claro(a), breve e desperte o interesse. Tire proveito do suspense, deixe os leitores curiosos por saber mais e desejosos em contribuir com o seu projeto.

Escreva o pitch com os seus leitores em mente, fale diretamente com o público-alvo. Se seu livro é sobre um nicho específico, foque nele, mesmo que tenha poucos integrantes. Tentar ser atrativo para todos quando seu livro fala com um público específico é perda de tempo, trabalho e não funciona. Selecionar e disponibilizar um trecho interessante do seu original também despertará nos leitores a vontade de querer ler mais. Não é necessário que seja um fragmento do princípio do livro, nem que seja muito extenso. O que conta aqui é a qualidade. Se você for um autor de não-ficção, pode incluir os aspectos mais interessantes do seu argumento. Seja qual for a sua decisão para elaborar o pitch, confira a ortografia e a gramática antes do envio.

Desejamos boa sorte!